sábado, 3 de março de 2012

Surfando até os 90 anos


Surfando até os 90 anos
 Dorian Paskowitz mostra que é possível sim


 
Infelizmente chega o dia na vida de todo surfista em que ele atira a toalha figurativamente, coloca sua prancha de volta na garagem e dá adeus ao esporte para sempre. Para alguns esse dia vem acompanhado de uma hipoteca, uma família, um emprego que exige muito, uma mudança para longe da praia, ou alguma lesão séria. Para outros como Dorian ‘Doc’ Paskowitz, a única coisa que pode afastá-lo do surf é a própria morte. No auge dos seus incríveis 90 anos, Doc não pensa em desistir de surfar. Recentemente ele nos revelou algumas dicas que o mantiveram na água desde 1932.

Dorian Paskowitz descansa entre as séries entre Kelly Slater e Rob Machado
 
“Eu realemnte não consigo mais enxergar direito, então tenho que confiar no meu ‘feeling’, no que estou sentindo e ouvindo enquando surfo. Eu não consigo mais ficar de pé, então vou de joelhos. Não consigo entrar numa roupa de borracha agora, e tenho plena certeza que não conseguiria sair de dentro de uma. Então, na minha idade, só surfo quando vou pro Hawaii. Não suporto mais água gelada. Mas quando estou no Hawaii, surfo todos os dias.”

 

Toda manhã, entre 6:30 e 7:00, eu ando na praia de Salt Creek. Eu ainda sinto a mesma emoção que eu sentia quando comecei a surfar em 1932. Mesmo assim, não posso entrar na água da California hoje, por causa do frio. Eu ainda digo para alguém remar ou pegar uma boa pra mim. Mas eu ainda sinto a emoção.”
“Não como nada com açúcar. Faço uma dieta de pouca gordura e ando, ando, e ando mais. Permanecer saudável é mais do que apenas não ficar doente. Tem a ver com o vigor que se tem  na vida. Mas você deve trabalhar para sua saúde. Tenho cinco pilares de vida que sigo `a risca: Dieta, exercício, descanso, lazer, e atitude mental. Você precisa ser positivo, e deve fazer tudo isso todos os dias. Tem que trabalhar para isso.”
“Na vida, é preciso se mover, mover, mover. É difícil para a morte te pegar enquanto você está correndo. A morte te encontra muito mais fácil quando você está sempre na cama.”
“Quando se tem 90 anos, todo dia é realmente um novo dia. Seu corpo se torna um carro velho - sempre tem alguma coisa quebrando. Um dia é o joelho, no outro, seu estômago. É por isso que você deve cuidar bem de você mesmo. Um grande problema é que as pessoas comem demais no jantar. Assim como se você tivesse bebido muita cerveja ou tequila na noite anterior, você vai acordar no dia seguinte com uma ressaca, mas essa, causada pela comida. A maioria das pessoas precisa pular da cama todas as manhãs, e elas param de acordar com vigor. Se você não comer muito no jantar, vai se sentir melhor no outro dia.”

Para mais dicas de como se manter saudável por Doc Paskowitz, dê uma olhada em seu livro, Surfing and Health, ainda sem tradução para o Brasil.

Por  Nana Meloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário