sábado, 17 de março de 2012

Oakley Pro 2012 – JOAQUINA - SC


Oakley Pro 2012 – JOAQUINA - SC
O sol voltou a brilhar forte e as areias da praia da Joaquina ficaram lotadas neste sábado para o segundo dia do Oakley Pro 2012 em Florianópolis (SC).


 
Válido pela primeira etapa do Circuito Catarinense Profissional, o evento também distribui 1.500 pontos no renovado ranking da elite do surf brasileiro.
Em ondas que variaram entre meio e 1,5 metros durante o dia, foram realizadas todas as baterias do segundo round, além de metade das baterias do terceiro.
Ainda pela segunda fase, quando as ondas estavam maiores na Joaca, o catarinense Neco Padaratz estabeleu os novos recordes da competição e cravou 18.70 pontos em duas ótimas esquerdas.
Com o mar mexido e em transformação, o ex-top da elite mundial posicionou-se bem mais à direita do palanque, onde sozinho teve a tranquilidade para somar 9.40 e 9.30 pontos, as maiores notas de todo o evento.
"Existem ondas ótimas por toda a praia, mas neste swell toda a vazão da água está acontecendo ali nas pedras. Isso aumenta a corrente e dificulta muito a remada para entrar na onda. Por isso entrei mais pra direita", afirma Neco, que venceu a bateria contra Guilherme Ferreira (2o), Diego Mendes (3o) e Matheus Navarro (4o).

"Ali onde eu estava nem conseguia ouvir as notas, fiquei sabendo agora que fiz duas ondas na casa dos 9 pontos. Agora dá para respirar mais aliviado e aproveitar este dia maravilhoso ao lado da família", finaliza o campeão estadual de 2002.

Mas a tranquilidade do catarinense não durou muito e Neco voltou ainda mais inspirado para a última bateria do dia, válida pela terceira fase, contra o carioca Jorge Spanner, o paulista Netto Moura e o potiguar Gustavo Sanches.
Em ondas menores na Joaquina, Neco variou rasgadas, batidas e floaters para vencer com notas 5.83 e 7.27 e garantir ao lado de Jorge Spanner sua vaga no quarto round da competição.
Se as clássicas esquerdas da Joaquina não deram as caras neste sábado, os surfistas tiveram que buscar as melhores ondas quase em frente ao palanque, no meio da área de competição.
 
Nestas condições, outros dez atletas também avançaram à quarta fase do Oakley Pro: Marco Giorgi (Uru), Raphael Seixas (PB), Robson Santos (SP), Rudá Carvalho (BA), Antônio Eudes (CE), Dennis Tihara (BA), Odirlei Coutinho (SP), Wesley Santos (SP), Yuri Gonçalves (SC) e Guilherme Ferreira (SC).
Radicado em Santa Catarina, o uruguaio Marco Giorgi chegou atrasado para sua bateria por causa do intenso trânsito nos arredores da Joaquina. Mas o imprevisto não atrapalhou o aéreo de nota 7.67 que lhe garantiu a primeira posição da bateria contra Raphael Seixas (2o) e Samuel Igo (3o) e o noronhense Patrick Tamberg (4o).

"O mar está bem estranho. Não sei se é o fundo aqui da Joaquina, se é influência de Leste, mas a verdade é que está bem difícil de surfar. Para amanhã a previsão indica que deve melhorar bastante. O importante foi avançar hoje", relata Giorgi.

Uma nova chamada acontece neste domingo às 8 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site Surf Pro.

O Oakley Pro 2012 é apresentado pela Vivo. Patrocínio: Matte Leão. Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Prefeitura de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes. Divulgação: Waves e Jornal Drop. Promoção: Rádio Atlântida FM. Realização: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), Associação de Surf da Joaquina (ASJ) e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário