quinta-feira, 15 de março de 2012

Surf & Saúde


Surf & Saúde
 Os dentes e o surf

 
Surf e problemas dentários, a primeira vista, parecem não ter nenhuma relação, mas se engana quem pensa assim.
Apesar de não ser tão comum como no futebol americano e hockey, os surfistas também estão sujeitos a quebrarem algum dente.
E se você não quer ser pego de surpresa em meio a uma trip, quando estiver há muitos quilômetros da cadeira do dentista, o melhor é se prevenir.
Fraturas dentárias geralmente acontecem após a pancada da boca com a prancha e podem eventualmente necessitar pontos.
Em casos mais graves, a lesão pode estar associada a traumas faciais ou craniais (quedas em corais ou rochas).
Os dentes mais comuns de quebrarem são os da frente, conhecidos como incisivos.
Além do surf, morder uma pedra no arroz ou tentar abrir a garrafa de cerveja com os dentes são outros grandes causadores das fraturas, que mesmo quando pequenas, são muito dolorosas.
Tratamento

Quando as fraturas são pequenas, não é necessária uma restauração imediata, mas é aconselhável que guarde o pedaço quebrado.
Se o dente estiver muito sensível ao ar, cubra-o com cera ou “cimento dental”, à venda em farmácias. A parte quebrada pode ser colada pelo dentista.
Se a parte externa do dente foi lascada, mas o núcleo ficou intacto, o dentista pode apenas suavizar as arestas ou fazer um pequeno preenchimento.
Se a parte quebrada compromete o resto do dente, mas o núcleo não sofreu dano, o dentista deve cobrir com uma proteção de ouro ou porcelana.

Já no caso de fraturas mais complexas, quando o núcleo é atingido, é necessário um raio-x. Será preciso tratamento de canal antes de cobrir o dente com a coroa de porcelana.
As piores lesões são as que envolvem a raiz, porque podem levar à perda do dentes
Se a lesão atingir os tecidos sensíveis, a aplicação de uma compressa gelada ajuda a reduzir o inchaço.
O sangramento é controlado com uma compressa de gaze limpa. Lacerações mais profundas e punções podem exigir pontos.
Tratamentos de fraturas dentárias variam conforme a gravidade. Para aliviar a dor de imediato, lave o dente lesado e sua área ao redor com água morna e depois cubra com uma compressa de gelo para reduzir o inchaço e a dor; tome uma aspirina ou ibuprofeno.

Fonte: Surfing & Health, de Joel Steinman MD. Editora Meyer & Meyer Sport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário