terça-feira, 27 de março de 2012

Paul Mandaca


Paul Mandaca
Shaper, surfista e músico, o homem múlti - faces, Paul Mandaca   apresenta seu aguardado álbum de estréia, batizado de Eden by the Sea.

 
O vocalista e guitarrista Paul Mandacaru nasceu na cidade de São Paulo, onde reside atualmente. Viajado, já morou em outras praças como Califórnia e Portugal. Começou a tocar guitarra e fazer pranchas aos 15 anos de idade. Ganhou a vida como shaper fazendo foguetes para grandes surfistas através de sua marca PMD (Paul Mandacaru Design), chegando ao incrível número de mais de 10 mil shapes assinados, espalhados pelo Brasil, Portugal, França, Alemanha e mundo afora. Recentemente começou sua promissora carreira como músico.
Em seu álbum de estreia intitulado Eden by the Sea, ele recria as letras do conceituado artista Ithaka e converte-as sonoramente em sua própria marca, em seus próprios arranjos.


 
A amizade entre Ithaka e Paul começou quando ambos chegaram a Portugal, no início dos anos 90. Como no caso de muitos expatriados (Ithaka dos EUA, Paul do Brasil), o destino cruzou os caminhos e estreitou os laços entre os dois quando menos se esperava.
Paul Mandaca e Ithaka passaram a compartilhar um monte de ideias e desfrutar de várias preferências em comum. Ambos surfistas, estrangeiros em Portugal, pensadores livres. Provavelmente a única coisa que não conectou a dupla de início foi a música, sonoramente falando.
Paul curtia as vertentes do Rock and Roll e Blues. Enquanto isso Ithaka estava se tornando uma sensação do Hip-Hop internacional e do cenário da música eletrônica . Embora tivessem gostos sonoros distintos, o pensamento profundo embutido nas letras emocionais compostas por Ithaka arrebataram o talentoso shaper.

“É muito difícil para mim escrever poesia, mesmo na minha própria língua, foi assim que surgiu a oportunidade de me expressar musicalmente e, simultaneamente, prestar homenagem a um grande compositor, aventureiro… e amigo. Quando perguntado sobre a ideia de “emprestar” suas palavras para o meu projeto, para a criação de “meu tipo” de música, Ithaka, não só concordou, mas me deu total liberdade para cortar, unir e editar as letras para que se encaixasse ao meu estilo, aos meus instrumentais.” – explicou Paul.


 
Dessa forma, Paul Mandaca consegue em seu primeiro álbum ter o que muitos artistas lutam para ter uma vida inteira: Identidade musical. Conseguimos ver claras influências em seu som, mas não conseguimos nos limitar e rotular como pertencente a algum gênero. Sua vida, seu estilo, sua maneira de ver o mundo o levaram até este lugar.
Não tentem prender o som de Paul Mandaca em uma caixa, suas características principais são a liberdade e a emoção, sentimentos que nasceram para viver por aí, fazendo a cabeça e preenchendo os corações de quem ouve, sente. Em contrapartida, sentimos um conforto ao apreciar suas canções, uma sensação nostálgica de que tudo ficará bem, uma harmonia exata entre suas músicas e as letras de Ithaka, pura poesia!
A música autentica e intimista de Paul Mandaca, preenche uma lacuna existente na música brasileira atual, sentimos falta de coisas desse tipo há algumas décadas. Paul se mostra um músico amadurecido, que sabe o que faz, não se atira do abismo e nem fica na mesmice, simplesmente faz o que sabe, com muita qualidade, sinceridade e bom gosto.
Sua virtuosa guitarra dita o tom das canções, seu vocal grave com o sotaque na medida flui de maneira natural, despretensiosa, porém com muitas pretensões! Vocais femininos acrescentam muito ao som, as irmãs Estela e Eloísa Paixão dão toque mais do que especial a faixa Fish Daddy, influenciado por reggaes dos mais românticos. A harmônica também está presente, através do versátil Alberto Alves, na faixa Hit and Run onde podemos ver uma faceta blues de muita personalidade. O percussionista Eddie Mota também faz a diferença, como na faixa New World onde mostra seu talento. Os bateristas Cesar Dellore e Ricardo Melillo (na faixa One Wave) e o baixista Fábio Melillo, completam o belo time onde o capitão é Paul Mandacaru.
O álbum gravado ao longo de cinco anos, foi produzido nos estúdios de alquimistas musicais como Tony “Kaluama” Aúz e Edu Marron ,respectivamente, que também acrescentaram muito ao projeto final.
Além da participação musical, Alberto Alves também colaborou com a maravilhosa foto da capa  que não sofreu nenhum tipo de manipulação e foi tirada em uma inesquecível noite de lua cheia.
Trabalho, amadurecimento durante os processos de gravação, e muita inspiração foram necessários para tirar este álbum do papel. No que diz respeito a inspirações musicais Paul destaca: Hendrix, Pink Floyd, Neil Young, Jamiroquai, Sting, Dandy Warhols, David Bowie, Jeff Beck, Rolling Stones, entre outros.
Dê tantas influências Paul Mandaca faz a sua essência, começa com o pé direito fazendo um som de responsa para aqueles que amam pegar onda ou simplesmente se ligam nas ondas sonoras de uma boa música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário