BILLABONG PRO RIO 2012
Billabong
Rio PRO será realizado no Postinho, Arpoador ou Canto do Recreio.
Adriano de Souza "Mineirinho" foi o campeão em 2011 |
Pelo segundo ano consecutivo as
ondas do litoral carioca serão o palco da elite do surfe mundial.
No masculino Joel Parkinson, Taj
Burrow, Kelly Slater, Owen Wright, Jordy Smith e, pela primeira vez, uma lista
com sete surfistas brasileiros que inclui Adriano de Souza, Heitor Alves,
Gabriel Medina, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Jadson André e Alejo Muniz,
disputam o Billabong Rio PRO, a terceira etapa do "ASP World Championship
Tour".
O evento, que celebra a única
etapa do circuito na América Latina, levou em 2011 mais de 80 mil pessoas para
a praia e ultrapassou os dois milhões de espectadores na transmissão ao vivo
pela internet, além de contar com premiação na casa dos US$ 625 mil dólares e
chegar aos Trending Topics Brasil do Twitter durante a final masculina.
"Este é o segundo ano da GEO na realização do evento e para nós é
um prestígio imenso ter levado a etapa de volta ao Rio de Janeiro em 2011.
Novamente será uma grande oportunidade para o público conferir o campeonato com
ídolos mundiais e as estrelas brasileiras da modalidade brilhando nas ondas
cariocas", ressalta Leonardo Ganem, presidente da GEO Eventos.
A Billabong, uma das principais
representantes dos esportes de ação e da cultura surf, promove e dá nome à
etapa nacional.
Além do Brasil, a Billabong
patrocina as mais importantes competições do circuito PRO, como Teahupoo
(Tahiti) e Pipeline (Hawaii), que encerra a temporada anual no mês de dezembro.
"Após um ano de desafios e
metas conquistadas, acredito que estamos no caminho certo para resgatar a
identidade surf da Cidade do Rio de Janeiro, trazendo o que há de melhor no
surf mundial para o quintal da casa do carioca.
Com o apoio da Billabong, da
Prefeitura do Rio e da RIOTUR, vamos trazer a disputa do título de melhor
surfista do planeta. E, quem sabe, pela primeira vez na história assistir os
passos do primeiro brasileiro a ser campeão do mundo", Teco Padaratz,
sócio-diretor do evento.
A elite feminina está de volta à
Cidade Maravilhosa em 2012 por meio do Billabong Girls Rio PRO, quinta etapa do
circuito mundial das mulheres, que traz as brasileiras Silvana Lima, número 5
do ranking, e Jacqueline Silva, além das surfistas estrangeiras como Courtney
Conlogue, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore, Sofia Mulanovich
e Alesa Quizon, havaiana vice-campeã mundial do World JR que entra na lista
como wild card.
O evento contará ainda com a
presença de Maya Gabeira, a big rider carioca que assinou coleção de verão para
a Billabong e desembarca no Brasil para acompanhar a etapa e apoiar os atletas,
além de atuar na transmissão ao vivo do campeonato via internet.
Diferente do ano passado, dessa
vez a estrutura da competição contará com três sedes para a realização das
baterias, sendo a principal na Barra da Tijuca (Postinho) e as outras duas
alternativas no Arpoador e no Canto do Recreio, sempre dependendo das ondas e
das condições climáticas.
O objetivo da organização do
evento é proporcionar melhores condições de onda nessa época do ano, garantindo
um evento espetacular.
"As etapas masculina e feminina proporcionaram dias de praia
cheia. Tivemos a presença do Adriano de Souza na final, ganhador do prêmio,
contagiando a torcida brasileira, que mostrou toda a sua paixão pelo esporte e
possibilitou uma excelente repercussão nacional e internacional. Com o Rio a
Billabong reforça os investimentos no Brasil, dando continuidade à maior
premiação do circuito e trazendo novidades para que o público interaja cada vez
mais com o evento.
Além disso, o apoio da Prefeitura
do Rio mostra o potencial que temos, seja no surf no Brasil ou na realização de
eventos no Rio de Janeiro, com sua beleza e alegria. E dessa vez, a presença de
sete brasileiros no tour, uma maioria histórica, nos motiva a fazer da etapa um
grande sucesso", afirma Alessandra Berlinck, CEO do Grupo GSM para América
Latina.
Além dos 34 surfistas que compõe
o ranking da ASP (Associação Profissional de Surf), mais dois nomes entram no
line-up masculino do evento.
Um deles é Peterson Crisanto,
surfista paranaense de 20 anos, que venceu uma das etapas do PRO JR no mês de
fevereiro na Austrália e competiu entre os ídolos da elite mundial no Rio PRO
de 2011.
"Meu sonho era estar entre os tops do surf e pude realizá-lo no
ano passado. Agora tenho a oportunidade de voltar, aprender mais e fazer ainda
melhor. O surf jovem do Brasil está em alta e temos que fazer desse momento uma
constante, aproveitando a oportunidade de competir em casa e vibrar com a
torcida", comenta Petersinho.
Os outros surfistas do time
Billabong, Ricardo dos Santos e Yan Daberkow, também estarão no Rio durante o
evento.
Serviço:
Billabong Rio PRO / Billabong Girls Rio PRO
Quando: 09 a 20 de maio de 2011
Locais: Praia da Barra (sede principal), Arpoador e Canto do Recreio
(sedes alternativas) - Rio de Janeiro
Twitters: @billabongriopro / @billabongbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/BillabongProBR /
https://www.facebook.com/billabongbrasil
Sobre o Billabong Rio
PRO
O Billabong Rio Pro é a etapa
brasileira circuito mundial de surfe. Está será a terceira etapa do "ASP
World Championship Tour".
O evento é apresentado pela
Prefeitura do Rio de Janeiro e a RIOTUR, com apoio da Sony Smartphone, FESERJ,
Arpoador Surf Club, ASBT, ASCR, FSC e a realização da Geo Eventos.
Sobre a Geo Eventos
Dedicada à promoção e realização
de eventos nas áreas de esportes, entretenimento e negócios, a GEO tem como
objetivo criar eventos com qualidade e emoção em uma experiência que traga
valor para as empresas parceiras e para os consumidores.
Sobre a Billabong
A Billabong é uma marca
australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua
esposa, Rena Merchant.
Apaixonados pelo lifestyle da
cultura surf, foram os inovadores do mercado de board shorts. No Brasil desde
2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais
representantes dos esportes de ação.
Com mais de 1000 pontos de venda
no país, a Billabong desenvolve e distribui produtos de vestuário e acessórios
masculinos e femininos para mais de 100 países e possui lojas espalhadas pelas
principais cidades do mundo, entre elas Nova York, Sidney, Tóquio, Honolulu, Londres,
Los Angeles e Barcelona.
A marca produz uma vasta gama de
produtos que incluem a marca Billabong Girls, focada em moda feminina, uma
linha especial de boardshorts com mais de 60 modelos desenvolvidas com tecidos
tecnológicos, que garantem elasticidade e secagem ultra-rápida, e a coleção
sustentável produzida com a fibra de garrafa pet.
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