sexta-feira, 16 de março de 2012

OAKLEY PRO 2012 JOAQUINA – SC


OAKLEY PRO 2012 JOAQUINA – SC
Válido pela primeira etapa do Circuito Catarinense Profissional, o Oakley Pro 2012 começou nesta sexta-feira na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

Em um dia ensolarado o evento começou hoje em floripa
 
Em um dia ensolarado na capital catarinense, foram realizadas todas as 24 baterias da primeira fase e as três primeiras do segundo round.
As ondas ganharam força ao longo do dia e quebraram com cerca de 1 metro e formação regular para a abertura da segunda fase, realizada no final de tarde na Joaca.
Nestas condições, seis atletas carimbaram o passaporte para a terceira fase: Samuel Igo (PB), Amani Valentim (PR), Patrick Tamberg (FN), Michel Roque (CE), Raphael Seixas (PB) e Rudá Carvalho (BA).
Atletas que não eram cabeças-de-chave, Rudá Carvalho e Amani Valentim precisaram avançar duas baterias nesta sexta-feira para garantir vaga entre os 48 melhores do evento.
Rudá fez bonito e venceu as duas. Na primeira fase, anotou 14.37 - o segundo maior somatório do dia - na bateria que também classificou o uruguaio Marco Giorgi. Já pela segunda fase, o surfista de Ilhéus cravou 12.67 na vitória sobre o paraibano Raphael Seixas.
"Acabei de voltar de uma viagem do Peru com a Silvana Lima e a gente focou bastante nas esquerdas. Acho que isso afiou meu backside aqui para a Joaquina", revela Rudá, que trincou sua prancha na última onda do dia.
"Ela era a minha prancha mágica, estava no pé. Mas acontece, vamos ver se ter concerto até amanhã. Se não der para arrumar, tenho uma reserva e espero manter o ritmo com ela", finaliza o baiano.
Pela primeira fase, em ondas de meio metro na Joaquina, o grande destaque foi o paranaense Jihad Kohdr. Na décima oitava bateria, o ex-top da elite mundial posicionou-se bem à direita do palanque e cravou o maior somatório do dia, 14.47.
Livre de marcação, o atleta de Matinhos achou duas boas esquerdas para somar notas 7.00 e 7.47 e avançar ao lado do paulista Ícaro Rodrigues, que anotou 5.00 e 7.00 em suas melhores ondas. O paranaense Vitor Valentim (3o) e o paulista Adriano Maciel (4o) acabaram eliminados na disputa.
"Estou há um tempo sem competir, mas a experiência ainda ajuda. Sabia que mais à direita tinham boas ondas, e consegui vencer sem impregnar ninguém. Guardo boas recordações da Joaquina, aqui venci uma etapa do SuperSurf, acho que foi em 2000 (na verdade 2002). Meu Deus, faz tanto tempo, estou ficando velho (risos)", diverte-se Jihad.
Outros atletas que já fizeram parte da elite mundial e classificaram-se nesta sexta-feira foram o santista Renato Wanderley e o carioca Pedro Henrique. Na vigésima primeira bateria do round de abertura, eles avançaram sobre os catarinenses Rodrigo Wazlawick (3o) e Roni Willian (4o).
Com ataques rápidos na Joaca, Pedrinho venceu o duelo particular contra Renato Wanderley. Mas o santista, atual campeão municipal de SUP, não escondeu a felicidade de voltar a vestir a lycra de competição depois de muito tempo afastado.
"Estou há cinco anos sem correr uma bateria profissional. Fico amarradão de rever os amigos e todo o pessoal. Está sendo divertido, minha bateria não teve muita onda, mas o Pedro foi feliz na escolha e mereceu a vitória", afirma Wanderley.
O catarinense Cauê Wood cravou a maior nota da abertura. Atual vice-campeão brasileiro Pro Junior, o atleta da praia do Matadeiro soltou fortes pauladas de backside para arrancar 8.33 e classificar-se em segundo na bateria vencida pelo gaúcho e ex-top do WT Rodrigo Dornelles.
"Consegui pegar aquela esquerda e soltar boas manobras. Sorte que foi logo no começo da bateria, senão as coisas poderiam ter se complicado um pouco", resume Cauê, classificado à segunda fase do evento que distribui R$ 30 mil de premiação total.
O Oakley Pro 2012 também vale pontos para o renovado circuito brasileiro da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional). O campeão do evento na Joaquina fatura 1.500 pontos no ranking da elite do surf nacional.
O principal desfalque da abertura do estadual catarinense é Tiago Bianchini, atual campeão do circuito. Tiago quebrou o tornozelo do pé direito ao cair de um tubo na praia dos Naufragados e passou por cirurgia no meio desta semana.
Também não participam do evento Tomas Hermes, campeão catarinense em 2010, e Jean da Silva, campeão em 2005. Eles disputaram a etapa de nível 6 estrelas do World Star Tour em Newcastle, Austrália, e não chegaram a tempo para competir na Joaquina.
O Oakley Pro 2012 é apresentado pela Vivo. Patrocínio: Matte Leão. Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Prefeitura de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes. Divulgação: Waves e Jornal Drop. Promoção: Rádio Atlântida FM. Realização: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), Associação de Surf da Joaquina e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Uma nova chamada acontece neste sábado às 8 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site Surf Pro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário