sexta-feira, 23 de março de 2012

Ei, você é surfista?


Ei, você é surfista?
Por Tulio Brandão



 
Outro dia fui tomar um café com o diretor de uma empresa conhecida por padrões corporativos rígidos. O papo seguia firme dentro da cartilha: falávamos de mercado, das questões ambientais de grandes indústrias, de comunicação...
De repente, um corte na linha: “você não é o colunista de um site de surf ? Eu também surfo.” Dentro de uma sala de reunião decorada com a missão de dar um tom sóbrio ao ambiente, um silêncio cúmplice prevaleceu por dois ou três segundos. Percebi como aquele diálogo era ao mesmo tempo surpreendente e atual. Os surfistas estão saindo da toca.
O papo em instantes ganhou a leveza da água salgada, com histórias sobre ondas, o mercado do surf e, claro, sobre a etapa prime de Margaret River. “Altas ondas, não?”, disse o surfista por trás do terno de corte elegante.
No dia seguinte, foi a vez de uma reunião com um cliente. Advogado, acostumado a trajes formais, ele entendeu que num Rio de 38 graus não há traje mais adequado que uma bermuda alinhada. O cliente, claro, também é surfista, mas não trabalha na beira da praia: entre outras atividades, ele tem um escritório de advocacia.
Contei a ele a história da véspera, do café com o tal diretor da companhia. Um avanço no espaço que o surfista ocupa no mundo. O cliente concordou, e riu ao lembrar que conhece vários juízes togados que ainda não conseguiram sair da toca: “Eles dizem que ser surfista e juiz de Direito não combina.
Eu sempre pergunto: como assim?”
Eu também conheço profissional que não se assume surfista. Certa vez, fiz uma surf trip com um alto executivo de multinacional. Na volta, queria escrever uma matéria sobre a viagem para um jornal de grande circulação  e usar meu parceiro de viagem como personagem. Não pude. “Entenda, o presidente da empresa tem preconceito.”
Sorte que há cada vez mais presidentes em cima da prancha.
Um amigo, parlamentar e surfista fissurado, é outro exemplo: passou anos escondendo do mundo e dos eleitores sua alma de surfista. Pode ter deixado de ganhar votos por isso.
A conquista do surfista é a conquista de minorias. Lembra a conquista da mulher. Teremos, um dia, um surfista no lugar de Dilma? Pouco provável. A pilha de quem ama o mar não é o poder.
O surfe ainda é o tema na mesa do Jobi, onde encontro dois amigos: um surfista profissional brilhante e um sagaz economista. A vida deles é um pouco diferente: eles ganham com a imagem do surfista. A dupla se desdobra para produzir um programa de tevê que retrate o estilo de vida de todos nós, do diretor ao advogado, do vagabundo ao empresário.
O trabalho é muito bem feito, e impressiona até os que nunca entraram na água. Graças a programas como esse, ficou mais fácil para o surfista sair da toca num ambiente corporativo. A dupla responsável pelo trabalho vive bem, pegando onda pelo mundo afora, mas ainda paga um preço: é difícil ganhar dinheiro trabalhando com o surf. Por enquanto, o caminho para quase todo mundo – salvo poucos eleitos – é ser o surfista da firma.
Nenhum dos personagens citados na coluna foi identificado, embora ninguém tenha me pedido isso. É só uma homenagem aos milhares de anônimos que acordam cedo todos os dias para pegar onda e, depois, dentro de um terno ou de qualquer outra armadura, passam o dia tentando esconder a felicidade que nasceu na melhor onda da última sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário