quinta-feira, 1 de março de 2012

Especialista em Medicina Esportiva fala sobre o treinamento ideal para o surf


Especialista em Medicina Esportiva fala sobre o treinamento ideal para o surf
Confira  texto do Dr. Tim Brown, especialista em medicina esportiva que já trabalhou com diversos atletas, entre eles muitos dos melhores surfistas do mundo.

Aos 41 anos, Taylor Knox é o surfista mais velho do ASP World Tour 2012. Não existe segredo sobre a longevidade dele, que apenas surfa bastante e também faz bastante exercício quando está em terra firme
 
Para muitas pessoas de fora do mundo do surf a idéia de surfistas profissionais fazerem "treinamentos específicos" para as competições ainda é um conceito sem sentido.
Afinal, por que esses caras precisam ficar em forma e treinar se eles surfam quase todos os dias e passam a maior parte do tempo na praia, numa vida saudável?
A resposta é simples. Porque o surf é uma das atividades físicas mais ativas que você pode participar!
Quando você está competindo contra os melhores do mundo, em qualquer esporte, a vantagem competitiva pode ser a diferença entre um título mundial e perder a classificação no tour para o ano seguinte.
Com a primeira prova da  ASP World Tour 2012 em andamento em Snapper Rocks, os pros já começaram os seus "campos de treinamento" para se preparar para 10 meses de viagem, concorrência e condições oceânicas imprevisíveis.
Mas o que os melhores surfistas do mundo podem fazer para se preparar?
Bem, dos 32 melhores surfistas que surfam no tour,  muito poucos usam os mesmos métodos de treinamento.
Tenho a honra de trabalhar com alguns dos melhores esportistas do mundo de quase todos os grande esportes profissionais.
E posso dizer que os surfistas são um grupo muito especial de indivíduos que alcançaram um nível inacreditável de inovação, atletismo e foco, o que demorou muitos anos de dedicação dos surfistas para dominar as nuances do oceano.
Fatores como lidar com as mudanças de marés, ondulações enormes, correntezas fortes e os olhos dos juízes críticos exigem uma quantidade enorme de dotes físicos que não podem ser aprendidas durante apenas uma noite.
Tom Carroll, o campeão mundial de 1983 e 84, foi um dos primeiros surfistas da ASP que conseguiu uma enorme aptidão para o próximo nível com um treinamento intenso.
Mas o foco sobre a aptidão não foi sempre assim.
Quando trabalhei no meu primeiro evento na ASP como um quiroprático esportivo jovem, em meados dos anos 1980, testemunhei uma mudança na forma como os surfistas top preparavam suas mentes e corpos para competir numa turnê de 10 meses esgotantes.
Nos anos 80, vários surfistas Pro se manteram preparados apenas surfando.
Mas nos anos 90 as coisas começaram a mudar.
Os surfistas ganharam mais em condicionamento físico e começaram a observar como os atletas de outros esportes se preparavam. Atividades como yôga, corrida, musculação e até motocross foram incluídas nos treinamentos.
Hoje é um campo de jogo diferente. Temos um aumento de saúde e conhecimento de fitness, dólares de patrocínios enormes, avanços na tecnologia, melhoria das capacidades funcionais do design de pranchas e materiais, e assim por diante.
Ser um atleta de topo hoje exige muito mais pensamentos “fora do padrão” quando se trata de manter uma vantagem competitiva.
A maioria dos profissionais treinam duro e muitos têm treinadores em tempo integral para orientá-los a como ajustar o seu corpo, função e nível de habilidade para mantê-los executando   manobras de alta velocidade.
Eles são treinados para mudar de direção muito rápido, andar no tubo e até executar uma manobra acrobática aérea, tudo junto na mesma onda, que pode quebrar em qualquer lugar de 3 a 15 pés.
A maioria, senão todos, os surfistas do tour da ASP hoje sabem que melhorar a forma e as funções do seu corpo irá influênciar diretamente na performance de como eles surfam as ondas.
Eles estão mais conscientes sobre como melhorar a capacidade do seu corpo a utilizar a energia de forma eficiente, mover-se bem e se recuperar rapidamente.
Dito isto, muitos deles treinam a mobilidade, estabilidade e força (nessa ordem) por meio de aperfeiçoar a qualidade do seu movimento, do seu corpo e de sua postura.
Este tipo de treinamento enfatiza o movimento eficiente, não o músculo volumoso, e está rapidamente se tornando o método mais eficaz para atletas de todos os esportes, independente da idade e nível de habilidade.
Ele também fornece uma base de grande aptidão que, eventualmente, melhora o desempenho, reduzindo significativamente as chances de lesão.

O surfista Nate Yeomans fazendo um treinamento funcional no saco de pancadas
 
Exemplos de sistemas de formação funcionais utilizados por alguns dos surfistas do tour são Training Foundation (criado por Peter Park e Eric Goodman) e o Método de Chek (Paul Chek).

Outros métodos de treinamento e de cross-training empregados pelos melhores surfistas variam de Jiu-jitsu e Paddle board, Indo Board, bola de estabilidade, Yôga e Pilates.
Mas o condicionamento cardiovascular e o treinamento também fazem parte de um surfista de sucesso.
Alguns surfistas misturam e combinam métodos diferentes, por razões específicas, como por exemplo no caso de recuperar-se de uma lesão.
No entanto, os surfistas ganham mais condições quando fazem curtas sessões de surf intensamente ativas (45 a 90 minutos).
Mesmo que eles estejam trabalhando duro no âmbito dos sistemas de formação especializada para melhorar o condicionamento geral do corpo inteiro, é verdadeiro que para cada surfista eu ainda não conheça melhor maneira de se manter em forma do que simplesmente ir para uma sessão de surf.


Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Tim Brown visite www.intelliskin.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário