domingo, 18 de março de 2012

OAKLEY PRO – JOAQUINA


OAKLEY PRO – JOAQUINA
O catarinense Guilherme Ferreira sagrou-se campeão do Oakley Pro 2012, etapa de abertura do Circuito Catarinense Profissional .

Guilherme Ferreira no lugar mais alto do podio
 
O catarinense Guilherme Ferreira sagrou-se campeão do Oakley Pro 2012, etapa de abertura do Circuito Catarinense Profissional encerrada neste domingo na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).
Em ondas de até 1 metro e boa formação, o atleta local da Joaca espancou as ondas de casa para assumir a liderança do circuito estadual de Santa Catarina e embolsar o cheque de R$ 8 mil.
Com potentes batidas de backside e bom repertório de rasgadas, Ferreira derrotou na final o gaúcho Rodrigo "Pedra" Dornelles (2o), o catarinense Yuri Gonçalves (3o) e o paulista Ícaro Rodrigues (4o).
A decisão reuniu atletas de diferentes gerações na capital catarinense: os radicais Ícaro Rodrigues, 22, e Yuri Gonçalves, 20, desafiaram os surfistas de linha Rodrigo Dornelles, 38, e Guilherme Ferreira, 32.
A experiência falou mais alto e os mais velhos, ambos sem patrocínio, ficaram nas primeiras posições do evento que também distribuiu 1.500 pontos no ranking da elite do surf brasileiro.
"Estou muito feliz de vencer com o apoio da galera aqui da Joaquina. O campeonato foi alucinante, todos os dias deram boas ondas e só tenho que agradecer a esta torcida", comemora Guilherme.
Guilherme já havia sido vice-campeão da etapa brasileira do Circuito Alas Tour, realizada no final do ano passado na vizinha praia Mole. O atleta confirma a boa fase com uma bela atuação no dia decisivo do Oakley Pro.
O sol presenteou mais uma vez a capital catarinense e o público compareceu em peso à praia da Joaquina. As ondas melhoraram em relação ao sábado e quebraram com cerca de 1 metro e boa formação.
Depois de um início devagar na grande final, Guilherme Ferreira roubou a liderança de Rodrigo Dornelles com três fortes batidas de backside e nota 8.83, a maior da bateria. A partir daí manteve a liderança até o final e confirmou a vitória na última onda, com 7.97.

Pedra tentou reagir com manobras de linha, mas as notas 6.83 e 6.80 não foram suficientes para tirar a vitória de Ferreira. O placar final terminou 16.80 a 13.63 para o surfista local da Joaquina.
Destaques durante o dia decisivo com um show de aéreos na Joaquina, Yuri Gonçalves (11.57) e Ícaro Rodrigues (9.63) foram coadjuvantes na decisão e completaram o pódio na terceira e quarta posição, respectivamente.
Rodrigo Dornelles, que por muitos anos representou o Brasil na elite mundial, engorda a conta bancária em R$ 5 mil e assume a vice-liderança do ranking catarinense com 1.290 pontos.
"Estou feliz, mas quando chega a final a gente sempre procura vencer. Na onda que o Guilherme conseguiu a virada eu estava no pico e preferi não descer. Mas de qualquer maneira ele mereceu bastante esta vitória", afirma Pedra.
Nas baterias semifinais, Yuri Gonçalves e Ícaro Rodrigues deram um show de aéreos e manobras radicais na Joaquina. Yuri venceu a primeira disputa e viu Guilherme Ferreira roubar a segunda colocação de Neco nos instantes finais.
Na outra disputa, Rodrigo Dornelles atacou as ondas com precisão e pulou da terceira para a primeira posição também no finalzinho. Líder por boa parte da bateria, Ícaro Rodrigues foi o segundo.
Nota 10 Na última bateria da quarta fase, o carioca Pedro Henrique, nono colocado na etapa, deu um show de frontside nas esquerdas da Joaquina e cravou a única nota 10 da competição.
Pedrinho rasgou forte na parte crítica da onda e mandou um aéreo na sequência para garantir a nota máxima. Na mesma bateria, o surfista ainda somou 9.23 e estabeleceu os recordes da primeira etapa do Oakley Pro 2012.
Fora de combate O troféu de campeão do Oakley Pro 2012 foi entregue pelas mãos de Tiago Bianchini, atual campeão catarinense profissional.

No início do mês, Bianchini quebrou o tornozelo do pé direito ao cair de um tubo na praia dos Naufragados. O atleta recupera-se bem de uma cirurgia no local e deve ficar de molho pelos próximos quatro meses.

A próxima etapa do Oakley Pro 2012 acontece entre os dias 1 e 3 de junho em São Francisco do Sul (SC).


Resultado do Oakley Pro 2012

1 Guilherme Ferreira (SC)
2 Rodrigo Dornelles (RS)
3 Yuri Gonçalves (SC)
4 Ícaro Rodrigues (SP)
5 Caetano Vargas (SC)
5 Neco Padaratz (SC)
7 Márcio Farney (CE)
7 Antônio Eudes (CE)
9 Pedro Henrique (RJ)
9 Magno Pacheco (SP)
9 Rudá Carvalho (BA)
9 Odirlei Coutinho (SP)
13 Ulisses Meira (PB)
13 Marthen Pagliarini (SC)
13 Dennis Tihara (BA)
13 Marco Giorgi (Uru)

Ranking do Circuito Catarinense Profissional 2012 depois de uma etapa

1 Guilherme Ferreira (SC) - 1.500 pontos
2 Rodrigo Dornelles (RS) - 1.290
3 Yuri Gonçalves (SC) - 1.095
4 Ícaro Rodrigues (SP) - 1.005
5 Caetano Vargas (SC) - 915
5 Neco Padaratz (SC) - 915
7 Márcio Farney (CE) - 833
7 Antônio Eudes (CE) - 833
9 Pedro Henrique (RJ) - 750
9 Magno Pacheco (SP) - 750
9 Rudá Carvalho (BA) - 750
9 Odirlei Coutinho (SP) - 750
 

O blog homem ao mar surf por toda vida vem parabenizar a  Oakley,Vivo,Matte Leão, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Prefeitura de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes,Site Waves, Jornal Drop,  Rádio Atlântida FM, Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), Associação de Surf da Joaquina e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) pela excelente organização do evento e a todos que compareceram na Joaca para dar moral ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário