terça-feira, 20 de março de 2012

SÃO CONRADO URGENTE


SÃO CONRADO URGENTE
Gabriel o Pensador Chama a atenção dos surfistas cariocas
O rapper,compositor e surfista Gabriel o Pensador
 
Como forma de chamar atenção contra o abandono do poder público à uma das praias mais famosas da Zona Sul do Rio de Janeiro, muitos surfistas, banhistas e frequentadores de São Conrado participarão de um protesto contra o lançamento de esgoto in natura no Canto Esquerdo da Praia.
A manifestaçao está sendo promovida através do FACEBOOK e acontecerá nesta próxima quarta-feira, dia 21 de março de 2012, às 9 horas da manhã em São Conrado (no calçadão do canto esquerdo).
Entre alguns dos surfistas locais que vão marcar presença está o rapper e compositor Gabriel o Pensador.
Envolvido com as causas sociais da Rocinha e frequentador assíduo das ondas tubulares do pico, Gabriel também pede ajuda aos internautas
"Assim que eu soube desta manifestação resolvi participar e ajudar. Anos atrás o governo do estado realizou uma obra milionária que escondeu a lingua negra (mancha de esgoto) de São Conrado, mas nós surfistas sabíamos que aquilo só seria uma maquiagem.
Eles transferiram a saída de esgoto e em vez dele sair em frente ao Hotel Intercontinental passou a ser despejado perto das pedras, no cantinho da praia.
Na época cheguei a me reunir com representantes da obra, do governo e da associação de moradores do bairro para tentarmos impedí-la, mas não conseguimos por causa da falta de engajamento e presença física de mais moradores do bairro e simpatizantes.
Passado o tempo, especialistas fizeram uma pesquisa e detectaram que o índice de coliformes fecais na água do mar tinha triplicado!
A estação de tratamento que foi construída embaixo da Rocinha era insuficiente para o volume d'água do bairro, então a nossa proposta desde o início era que mandassem esse esgoto para o alto mar por um emissário.
Agora, pra piorar, o absurdo maior que chegou hoje aos meus ouvidos é que esta estação, chamada de UTR (Unidade de Tratamento de Rios), que desde 2007 está a cargo da Prefeitura, está desativada!
Está parada há mais de oito meses, sem motivo, sem que ninguém soubesse! Absurdo. Queremos que ela volte a funcionar, como medida de emergência, e pretendemos nos reunir com o Secretário Carlos Minc para conversar sobre uma obra maior, com elevatória, para realmente tirar aquele esgoto dali e fechar o buraco que foi feito na rocha.
Muitas pessoas não sabem mas a Rocinha tem vários projetos de esporte para crianças que ajudam a combater a violência. E muitos deles acontecem no canto esquerdo de São Conrado, através do surf, bodyboard, futevôlei, futebol e etc.
Por isso estou até deixando de ir a um compromisso profissional em São Paulo para participar desta manifestação na quarta-feira.
Da última vez reunimos pouca gente. Desta vez contamos com o apoio da comunidade do surf carioca para mobilizarmos mais pessoas e também os nossos governantes!", convocou à todos Gabriel O Pensador.

O blog homem ao mar surf por toda vida, está junto nessa causa e convoca à todos, Surfistas, banhistas ,frequentadores e moradores de São Conrado  para amanhã a partir das 09:00hs comparecer a esse movimento no calçadão no canto esquerdo da Praia, São Conrado é um dos picos mais tradicionais do RJ e não podemos permitir que joguem esgoto  no mar, convocamos também o pessoal do movimento Praia sem Esgoto,   Surfriderfundation Brasil, greenpeace e outras entidades engajadas na preservação das Praias, oceanos, lagoas e rios.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário