sábado, 18 de fevereiro de 2012

WT 2012 MASCULINO


WT 2012 MASCULINO
Com o inicio do WT Mens 2012 se aproximando, abaixo segue uma seleta lista de fortes candidatos ao titulo mundial do WT 2012

 

1 – Adriano de Souza Alguém imaginava que ele ganharia em Portugal? Alguém imaginava que ele lideraria o ranking de 2011? Ele imaginava. Ele imagina também que vai ser campeão mundial. Alguém duvida? Surfista maduro e intenso, competidor inteligente, domina todas as condições, anula o jogo mental de Slater e tem mais sangue nos olhos que Mike Tyson. 

2 – Gabriel Medina Avassalador. Uma assustadora imagem do futuro, hoje. Criativo, potente e imprevisível. Chances vivas de título mundial já em 2012. Terá que se acostumar com o novo momento. Ano passado, comemorou vitórias imprevistas para um rookie. Este ano, será obrigado a confirmar o favoritismo, acostumar-se com os holofotes e passar por cima de derrotas imprevistas. A temporada é de provação, mas também pode ser de título.

3 – Miguel Pupo Ganhou créditos importantes para 2012 com a vitória em Noronha, em condições clássicas. Tem o surf mais bonito entre os novos goofies e domina de trás para frente a cartilha dos brasileiros voadores. Vai avançar muito em 2012.

4 – Alejo Muniz Tem uma infindável reserva de qualidades fundamentais: estilo, competitividade, foco, domínio das manobras modernas, só para falar algumas. Disputou palmo a palmo com o excelente Julian Wilson o título de estreante do ano. Se descobrir a chave para atravessar a porta das semifinais, sua consistência o empurra para as cabeças.

5 – Jadson André Seu ano dependerá dos juízes. Já superou há tempos o estigma de surfista de uma manobra só, que lhe foi imputado após a vitória em Imbituba. É moderno e versátil. Mas os juízes ainda achatam suas notas, talvez por conta do estilo. Devem ter se esquecido de Gary Elkerton e tantos outros monstros que brilharam no circuito. Parece preconceito. E é.


6 – Heitor Alves Outro com notas achatadas. É moderno, e, em 2011, surfou bonito de backside. Heitor, em vez da fúria, usa a resistência pacífica de Gandhi. Vai lá, questiona educadamente, ouve ponderações e melhora. Os juízes estão encantados, e o respeitam cada vez mais. Sofreu com contusões. É capaz de ir mais longe. 

7 – Raoni Monteiro A temporada de Raoni em 2011 foi consistente. Isso deveria estar em contrato: quem tira aquele tubo nota 10, no maior Teahupoo da história, não pode perder o emprego. Jamais. Agora, seu principal adversário está fora d’água: o custo da temporada. Surf, ele tem de sobra.



8 - Kelly Slater Eterna barbada. Surfista que dispensa comentários. Se estiver disposto a competir na próxima temporada, pode se reinventar pela enésima vez e pintar em Snapper Rocks com um repertório ainda mais moderno, para rivalizar com os garotos.

9 - Julian Wilson Finalizou o ano de modo mais contundente que o australiano Owen Wright. Vai brigar por vitórias em muitas etapas, e não me surpreenderia se brigasse também pelo título. Combina como poucos manobras modernas dentro de uma linha clássica. Aprendeu a competir na elite, depois de patinar no início da temporada. É um surfista com gana.

10 - Owen Wright No meio do ano passado, o WT era dele e do Slater. Depois de o americano se distanciar na liderança, o brilho de Owen se apagou. Slater fez com o australiano o que já fizera com diversos outros adversários: enfraqueceu-o, oprimiu-o, usando como arma as vitórias. Owen ainda é novo, e pode voltar a vencer. Tem uma habilidade fora da curva em tubos para a esquerda. Será sempre um candidato em ondas como Teahupoo, Tavarua e Pipeline. Surfa bem também em ondas pequenas, apesar da altura.

11 - Joel Parkinson O surfista com arcos renascentistas finalizou bem a temporada de 2011. Em Pipeline, esteve brilhante. Se a beleza de um surf vencesse baterias, Joel seria Slater. Suas chances de título dependerão da avaliação dos juízes de seu surf clássico. Se ainda o valorizarem, está na briga. Tende a patinar um pouco em ondas de menor expressão.

12 - Jordy Smith O posto de candidato a título está ameaçado, depois de um 2011 medíocre. Excelente surfista, potente, inovador nas manobras, fez uma temporada opaca, digna de quem não sonha com o título, apesar da vitória em casa. Viu novos valores surgirem e ainda não reagiu. Tem condições de reverter o quadro e se encaixar entre os candidatos reais ao caneco.

13 - Taj Burrow Está cansado de perder para Kelly Slater. Ainda é um dos melhores do mundo. Tem condições técnicas de vencer qualquer um, a qualquer momento, mas já estourou há tempos sua cota de erros em momentos cruciais. Ainda tem chances de brigar pelo título, mas a cada ano que passa elas são menores. 

14 - John John Florence Ainda novo, já é o melhor surfista de ondas agudas do mundo. Provou sua condição de forma arrebatadora, ao vencer, em final épica, o conterrâneo Jamie O’brien, no WQS da Volcom, em Pipeline, dias atrás. Sua habilidade fora da curva nos melhores tubos do mundo lembra a de Andy Irons. Florence perpetua a tradição havaiana.

15 - Mick Fanning Entra na lista, depois do aviso dos leitores. É o cara que tem mais chances de ganhar se nenhum dos atletas citados entre os favoritos brilhar consistentemente. Fez isso nos dois títulos mundiais: ganhou quando patinaram. Do meu ponto de vista, se algum dos candidatos confirmar o seu surf, a vida fica mais difícil para Fanning. É um surfista rápido, certeiro, extremamente focado e talentoso. Não surpreende, mas está sempre ali, pronto para vencer.


Como eu não tenho bola de cristal, não sou mãe Dinah , nem muito menos  sou o 171 do Mago do Humaitá ,Mas também não sou burro nem otário, se  Slater se aposentar, o WT 2012 estará completamente aberto. Dos 15 surfistas acima , pelo menos a metade tem condições reais de chegar ao título mundial.


Mãe Dinah
Mago do Humaitá , Sósia do mussum foreves

Nenhum comentário:

Postar um comentário