terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OS MELHORES SHAPERS

OS MELHORES SHAPERS

Gustavo Kronig
Para o experiente shaper carioca Gustavo Kronig, a melhor forma de testar uma prancha é surfando nas melhores ondas do mundo. Hoje, aos 53 anos, ele não mede palavras quando fala deste mercado no Brasil.
"No Brasil, muita gente que nunca viu, nem sequer dropou uma onda de verdade, quer se passar por shaper", exclama Kronig, especialista em pranchas para ondas grandes e com muitas temporadas em lugares como Hawaii e Indonésia
Ricardo Martins
Para Ricardo Martins shapear é sempre um   desafio  todas as pranchas que faço sempre busco um algo a mais, tentando fugir da padronização. Esse é o grande segredo. É complicado porque um cara que se dá bem com uma prancha acha que ela é "mágica" quando ele está se dando bem. Se o cara se dá mal em três campeonatos seguidos a prancha é a primeira vítima.
Eduardo Crivella
Eduardo Crivella atua no mercado há 23 anos e conta em seu currículo de shaper passagens pela Austrália, Hawaii e Japão. Ele faz pranchas para tops do Circuito Brasileiro e Mundial, como Paulo Moura, Binho Nunes, Alexandre “Dadazinho”, James Santos e Peterson Rosa, além dos globais Paulinho Vilhena e Rodrigo Santoro, entre outros admiradores.
Joca secco
Contando com uma vasta clientela de norte a sul no País, o shaper  carioca Joca Secco, é uma das unanimidades nacionais quando o assunto é curvatura, deck, rabeta e demais conceitos que envolvem a construção de pranchas. Patrocinando nomes de ponta e  talentosos, Secco também é sócio da oficina Wet Works.
Avelino Bastos - Tropical Brasil               
Avelino Bastos, que começou a shapear profissionalmente em 1976 produzindo o sonho de consumo de muitos surfistas. Em sua longa jornada, a Tropical Brasil trabalhou com grandes nomes do surfe mundial como Teco Padaratz, Peterson Rosa, David Husadel, Neco Padaratz e outros. Desde o nascimento da marca até então, Avelino conquistou 7 Prêmios de Melhor Shaper Brasileiro, acumulando muita experiência, conhecimento e bagagem que ele transmite as pranchas que fabrica.
Alzair Russo
Alzair Russo tem uma longa e bem-sucedida trajetória profissional. Sua relação com o surf começou no início da década de 70, no píer de Ipanema (RJ), graças a uma prancha comprada em sociedade com mais 04 amigos. Pouco tempo depois, mudou-se para o Quebra-mar da Barra da Tijuca e, juntamente com o amigo Maurício “Morrô”, foi trabalhar em uma das poucas fábricas de pranchas da época, a extinta Arco-Íris.
Xanadú
O designer de pranchas Xanadu, brasileiro que se tornou um dos mais renomados shapers do mundo,  Detalhista, dedicado e com conhecimentos sólidos sobre pranchas de surf, hidrodinâmica e design, o shaper radicado na Califórnia vem conquistando o mundo com suas pranchas, cobiçadas até entre os atletas do circuito mundial. Mais do que um shaper, Xanadu é um designer.
AL merrick
Há muito tempo havia um homem pelo nome de Al Merrick que amava Surfe. Com o tempo ele começou a desenhar alguns dos quadros mais inovadores surf já viu.
Nascido em Nova Jersey, Al Merrick se mudou com seus pais para a Flórida e, eventualmente, para a Califórnia. Ele começou a surfar por dez anos de idade e utilizado os seus anos de experiência para construir o canal de pranchas de surf ilhas.
Durante seus tempos de colegial, ele foi patrocinado pela Surfboards Hawaii e realmente ajudou a moldar a prancha noserider. Depois de se formar ele participou Palomar College, mas apenas por um curto período de tempo. Ele percebeu que surfboards formação é o que ele queria fazer.
Ele também era um grande fã de outro shaper (John Price), que empurrou Al Merrick para moldar pranchas em tempo integral. Mais a mudança de longboards de pranchinhas o motivou ainda mais. Com o tempo ele criou Ilhas do Canal Surfboards e trouxe algo de novo para surfistas de todo o mundo.
Então, novamente, quando George Greenough e Bob McTavish testado pranchas revolucionário para meses, alimentou sua paixão tremenda. Este foi todo o tempo ele se mudou para a Santa Barbara, na Califórnia área e dedicou o resto de sua vida para moldar pranchas de surf.
O engraçado foi que ele não era bem conhecido neste momento. Na verdade, mesmo quando Shaun Tomson usou uma prancha Al Merrick para ganhar o título mundial de 1977 de surf, ele ainda não se tornou popular. Não foi até ele se juntou com surfista Tom Curren em 1982 que tudo começou a mudou.
Pouco tempo depois, Curren se tornou um dos maiores ícones surf nunca. Isso trouxe toneladas de popularidade para Al Merrick e sua surfboards canal ilhas também. Todos queriam copiar o estilo Curren, que incluía a compra do mesmo tipo de prancha que ele usou.
Al merrick Hoje é tido como o melhor shaper do planeta por muitos, por ser inovador e também é claro por ser o shaper de campeões como : Kelly Slater Pat Gudauskas,Tom Curren,Evan Geiselman,Dillon Perillo,Nate Tyler,Lakey Peterson,Marc Lacomare,Jesse Billauer,Dane Reynolds,Tanner Gudauskas,Conner Coffin,Eric Geiselman,Alex Gray,Masatoshi-Ohno,Lisa Anderson,Romain Cloitre,Sage Erickson, Rob Machado,Dane Gudauskas,Nat Young Nathaniel Curran,Sofia Mulanovich,Rochelle Ballard,Brandon Smith,Pat Curren,Taylor Knox, Kalani,Robb,Parker,Coffin,Kanoa,Igarashi,Alana,Blanchard,LeeAnnCurren,BenjiWeatherly,
Yadin,Nicol,Timmy,Curran,Kiron,Jabour,Kamalei,Alexander,CoryArrambide,BethanyHamilton ,Noa Mizuno,Heath “Nutty” Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário