domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alimentação inteligente

ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE
Por Malú Paes Leme


A carioca Malú Paes Leme é pesquisadora em Alimentos Naturais ,ela visa um estilo de vida mais saudável

 
Energia Orgânica para Surfistas 
 
Saladas podem te dar a energia que você precisa para o surf!

Salada Organica de verão, ela pode lhe dar a energia que você necessita

Olá Galera!
Você já reparou em que Lua estamos? E o vento? Para que lado está hoje? E a ondulação do mar? Aposto que você sabe me responder essas perguntas.
Mas, você sabe me dizer quais são os alimentos que estão na época?
Surfista que é surfista está sempre ligado no ciclos da natureza, mesmo morando nas cidades grandes, e isso é um ganho enorme para a saúde mental e física de qualquer ser humano, pois ele fica muito mais em contato com sua natureza interna, seus ciclos e mudanças.
Uma vez que a existência moderna não está ligada à natureza como antigamente, nossas vidas podem perder o contato com nossos ritmos internos.
Em uma sociedade tecnológica é possível acertarmos nossos próprios relógios. Podemos trabalhar quando quisermos, dormir quando quisermos, obter praticamente qualquer comida em qualquer época do ano e receber estímulos com a televisão, computador, mp3, ipod, ipad, iphone etc., a qualquer hora.
Porém, quando não sabemos como usar essas tecnologias de forma harmônica, acabamos por causar um grande impacto na nossa saúde e na saúde do Planeta.
De um bom tempo pra cá, estamos vivemos um incrível desrespeito à nossa biologia como seres humanos e à nossa mãe natureza no cultivo do nosso alimento.
Seja porque consumimos alimentos que não foram biologicamente feitos para nós (todos os alimentos de origem animal), alimentos cozidos, industrializados, refinados, transgênicos, com agrotóxicos e por aí vai, seja porque inventamos várias formas de extrair da terra tudo que podemos durante o ano todo sem respeitar as estações e ciclos e sem devolver amor, carinho, cuidado e repouso.

Assim como nosso corpo precisa de boa nutrição vinda dos alimentos, do sol, da qualidade da água, do carinho e do repouso, a terra também precisa disso tudo.
Quando consumimos os alimentos da época, estamos respeitando todo um ecossistema e nos dando muito bem no quesito "nutrição".
Os alimentos que crescem em determinada estação vem neste momento pois a natureza - perfeita como ela é - os trás para nos nutrir exatamente com os nutrientes que precisamos.
Vamos a uns exemplos: as frutas do verão são normalmente mais ricas em água, pois nesta época é quando mais precisamos de hidratação devido a intensidade do sol.
Já no inverno as frutas são mais ricas em vitamina C, como kiwi, morango, amora, exatamente porque nesta época precisamos de uma maior quantidade deste nutriente para nos proteger e nos fortalecer nos dias mais frios.
O mais incrível é ver as árvores frutíferas recheadas de frutas quando está na época. Olha como a Natureza é sábia e abundante!
Só que a gente só absorve tudo de bom que a terra tem para nos oferecer quando respeitamos a época desses alimentos.
E sabe qual é a melhor maneira de saber quais são esses alimentos? Indo nas feiras orgânicas da sua cidade!
Sim, os alimentos orgânicos respeitam cada estação exatamente porque eles não usam remédios e outras químicas para extrair da terra ao máximo.
Eles cuidam, dão amor, carinho, trabalham junto com a natureza e com todos os seres vivos que fazem parte da orquestra da vida, e dão repouso pra terra quando necessário, exatamente para ela se regenerar e ficar mais forte e continuar doando alimentos para todos nós.
Aproveite para passar nas feiras orgânicas de sua cidade depois que sair do surfe, e vá curtir conhecer os alimentos ricos em nutrientes, ricos em sabor e que respeitam você e o nosso Planeta.


Aproveito para deixar uma receita deliciosa para você fazer depois das compras na feira!

Salada Verão Orgânica


Ingredientes:

6 folhas de alface roxa crespa
8 folhas de alface lisa
1/2 pepino sem casca fatiado
1 colher de sopa de abacate bem maduro fatiado
1 talo de cebolinha verde picada
1/2 manga bem madura picada

Para o molho:

1/2 manga bem madura picada
1/2 xícara de tomate picado
1/2 xícara de talos de cebolinha verde picada
1 colher de chá de suco de limão


Modo de preparo:

Pique com as mãos as folhas de alface e coloque em pote bem bonito. Acrescente o pepino sem casca fatiado, o abacate, a manga em pedaços e a cebolinha picada.
Para o molho liquidifique 1/2 manga com 1/2 xícara de tomate picado, 1/2 xícara de cebolinha e o suco de limão.
Depois é só acrescentar o molho por cima e se deliciar com uma salada nutritiva e da estação!

Até a próxima!

Malú Paes Leme

Nenhum comentário:

Postar um comentário