sexta-feira, 20 de abril de 2012

Medicina esportiva


Medicina esportiva
 As Lesões mais comuns no Surf.

Dr.Tim Brown co - diretor médico da ASP
Confira a matéria do Dr. Tim Brown, especialista em medicina do esporte e co-diretor médico da ASP sobre as lesões do surf.
Recentemente, fui perguntado sobre quais seriam as lesões mais comuns no mundo do surfe.
Trabalhando como co-diretor médico da ASP Tour por muitos anos, eu certamente testemunhei uma série de lesões sofridas pela maioria dos surfistas do WT e WQ, e  tenho mantido registros para ajudar a construir as melhores estratégias para evitar ou minimizar as lesões.
E claro que a maioria das lesões são causados ​​por wipeouts (vacas em recifes de coral, ou fundo de areia), colisões com outros surfistas na água, ou com alguma criatura oceânica ocasional, como uma água-viva ou arraia.
Um dos maiores benefícios de começar a viajar com os melhores surfistas do mundo é que eu tenho a oportunidade de conhecer e trabalhar com alguns dos melhores médicos, terapeutas e treinadores do planeta.
Assim, que surgiu o tema das lesões mais comuns de surf, entrei em contato com um dos médicos de surf mais qualificados e dedicados que conheço: Dr. Clayton Everline.
Dr. Everline vive atualmente no Havaí, e é especialista em Medicina para esportes oceânicos, esportes relacionados ao mar. Ele também é o autor de um grande e novo livro para os surfistas, chamado "Survival Surf".
Segundo os últimos estudos mencionados em seu livro, o indíce de lesões no surf mais comuns são:

1. Dilacerações (cortes)
Face: 24%
Pés: 20%
Cabeça: 17%
Pernas: 16%
Braços: 6%
2. Contusões
Face: 30%
Peito: 23%
Braços: 9%
Pernas: 8%
Pés: 8%
3. Torções e Distensões * (# 3-6 baseiam-se em meus 25 anos + Experiência de tratamento de lesões de surfe em tour e na prática privada.)
1. joelho
2. ombro
* 3. tornozelo
* 4. Costas
* 5. pescoço
* 6. quadril
4. Fraturas
Face: 30%
Peito: 23%
Braços: 9%
Pernas: 8%
Pés: 8%

Curiosamente, as estatísticas de lesões para os surfistas profissionais em comparação com o resto de nós surfistas de alma, são surpreendentemente próximas.
Isso faz sentido, considerando a natureza do surf. Portanto, é importante tomar alguns pequenos cuidados para evitar as lesões mais comuns.
Lembre-se, as lesões acima são as mais comuns, mas contusões e outros acidentes mais graves acontecem todos os dias ao redor do mundo.
O melhor método será sempre a prevenção através da educação e, é claro, agindo como um bom menino, quase um escoteiro, use o sistema de amigo, nunca vá surfar sozinho leve sempre um companheiro com você, também tenha certeza de estar sempre preparado para qualquer situação!
Procure se familiarizar com o que, e quem está ao seu redor e que tipo de condições você está lidando, tanto acima como abaixo da água.
Um dos erros mais comuns para surfistas iniciantes e de nível intermediário é não saber o seu limite, e não identificar as mudanças repentinas nas condicões do mar.
Considere as condições de surf do dia, tenha certeza que você irá se familiarizar com o pico, assim sendo, reserve um tempo antes da caída para entender a topografia (areia, rocha, lava, coral ou combo) pode significar a diferença entre aproveitar a viagem da sua vida e ou uma viagem para a hospital.
Com este exemplo clássico de falta de plano e planejamento falho, você pode ganhar o título de "Kook por um Dia'', porque você se coloca e pontos com alto risco de lesão, ou pior.
Estar preparado inclui passos simples, como trazer uma pequena, mas específica case de kit de primeiros socorros em sua mochila ou no carro. Eu recomendo o seguinte, como um mínimo para o seu kit:

1. Pequena garrafa de peróxido
2. Gaze estéril
3. Bandagem fita
4. Compressa de gelo instantâneo
5. Tubo de creme antibiótico
6. Água doce
7. Barras energéticas

Além disso, certifique-se de manter seu corpo condicionado pela formação de: MOBILIDADE, para que seus músculos e articulações ajude na sua movimentação na água e estabilidade, também para que seus músculos e o sistema nervoso possam coordenar e proteger as suas articulações, permitindo que você mova rapidamente e eficientemente com fluidez.
Força fornece o poder de paddle, pop-up e realizar manobras. Então, é claro, há uma resistência. Esse é o divertido, porque nada contribui com a sua resistência na água mais que estar na água.
Se você está surfando, nadando, Suping, enquanto você estiver trabalhando pelo menos 70% de sua capacidade máxima, três vezes por semana, a sua resistência está melhorando.
Uma frase que eu uso diariamente é: "A vida é movimento e movimento é vida", e ter uma boa consciência corporal é fundamental.
Incorporação de técnicas e instrumentos de formação que ajudam a postura do corpo, o posicionamento e a força do núcleo, vão ajudar a mantê-lo no topo do seu jogo, evitando lesões.

Dr. Tim Brown é um Orange County especialista em medicina do esporte e é co-diretor médico da ASP. Ele trabalhou com os melhores surfistas do mundo e atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário