sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O ATO DE PERDOAR
Por Kadu  Moliterno

Kadu Moliterno, artista e surfista
Confira o artigo do ator e surfista , Kadu Moliterno, falando sobre o ato de perdoar e o respeito que se deve ter dentro d`água.


Domingo, dia de sol e swell no Hawaii, em Sunset Beach ou Pipeline, e como um mesmo dia em Kirra, na Austrália, Jeffrey’s Bay na África do Sul, ou mesmo no Arpoador, RJ Brasil, cheio de turistas, veranistas, e surfistas de todas as partes do mundo tentando curtir a mesma onda, fica difícil não acontecer algum estresse dentro e as vezes fora d’água.
No passado, falo de 30 anos atrás, sobrava mais ondas perfeitas em dias perfeitos e clássicos em todos os picos ao redor do mundo. Existiam menos surfistas, e os que surfavam eram filhos de outros poucos surfistas das gerações anteriores.
E assim o surf veio crescendo como opção de esporte saudável, e hoje em dia todo mundo pega onda, até aqueles que nunca pegaram passam a dizer que surfam, pois dá status.
Hoje todos já sabem as melhores épocas de ondas perfeitas, nos principais picos do planeta com apenas um click na internet. Fico sabendo que amanha entra um swell em Pavones na Costa Rica, e me mando pra lá, com minhas pranchas – surfo 4 dias e volto para casa.
Como os caçadores de ondas grandes, que seguem os possíveis tsunamis, maremotos, ciclones, onde vão encontrar ondas gigantes, e na verdade em busca não só da aventura, mas também de dinheiro, e notoriedade, além de desafiarem a morte em cada viagem, em cada drop.
Para que a gente consiga continuar surfando, e também nossos filhos e netos, precisamos ser espertos e saber dividir o mar, as ondas, os estacionamentos, os bares e tudo mais. Mas como fazer isso? Só existe uma saída, perdoar.
Se um cara entra na sua onda que você estava esperando há mais de 20 minutos, e essa seria a onda do dia, e você não consegue fazer a linha da onda como gostaria, poderia até entubar – se aquele animal não estivesse na sua frente atrapalhando a sua vida naquele momento especial, qual a reação mais provável?
“Ô meu irmão, qual é a sua?”, quantas vezes já ouvi isso dentro d’água... em várias línguas – e o desfecho nunca foi muito agradável. Às vezes, dentro d’água, e muitas vezes na areia, o ser humano demonstra o seu orgulho, a violência, o seu lado obscuro, feio e desagradável.
Todos somos donos de tudo que existe nesse planeta, só que precisamos ter respeito pela casa dos outros. Você não pode chegar em Rock Point e entrar na onda de uma havaiano, e achar que você também é dono daquela onda. Você até pode ser, mas aquela é a casa dele.
“Nunca faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você.” Seria a mesma coisa se um havaiano entrasse numa onda do Rickson Gracie na Prainha, não seria nada aconselhável.

Mas dia desses me deparei com um email de um amigo que fala de um psicólogo havaiano Dr. Len, que inventou um novo caminho na busca pela sabedoria. O Ho'oponopono.
“Amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo, e enquanto você melhora a si mesmo, melhora o mundo”, diz Dr. Len
Dr. Len, basicamente desenvolve o pensamento que o inimigo não existe, ele só existe dentro de você. Pois se você perdoa, ele desaparece.
Quando alguém te agredir ofereça a outra face, como Jesus disse, assim você eliminará a razão para o inimigo existir, os sentimentos mudam para o bem.
Na verdade, nunca havia entendido isso ate ler Ho'oponopono. Descobri que a vingança não existe, ela não alivia a dor, não resolve o ódio, não ameniza o rancor, na verdade ela e um grande obstáculo para a paz interior, a liberdade e felicidade.
Brigar machuca a todos, e não existe vencedores – numa briga, somos todos perdedores.
Acabei percebendo que o perdão está em tudo, ele alivia o espírito, rejuvenesce, liberta e principalmente abre o caminho para a sabedoria e a felicidade!
Aconselho a lerem Ho'oponopono e meditarem a respeito, e um pensamento simples e positivo, e como todas as coisas simples podem te levar a uma maior consciência da vida humana.
Estar vivo já é um grande milagre, uma bênção que devemos agradecer sempre, não importa a quem, mas agradecer a saúde e procurar dar a devida importância que a vida tem, não só para nós, mas para todos em volta de nós.
A física quântica mostra que todos somos um. O universo é interligado por uma teia invisível, partindo desse principio, “O mal de um é o mal de todos” e a cura de um e a cura de todos.

Me perdoe
Sinto muito
Te amo
Sou grato

Com essas 4 frases podemos mudar o mundo! Sabe que eu tô começando a acreditar nisso!

Como dizem os Costa Riquenhos: Pura vida amigo!

Aloha! Kaku Moliterno


Nenhum comentário:

Postar um comentário