domingo, 3 de junho de 2012

Rico de Souza emociona participantes no curso da Ibrasurf na USP no último 30/05.


Rico de Souza emociona participantes no curso da Ibrasurf na USP no último 30/05.

Rico  de Souza durante palestra no curso da Ibrasurf
 
Para debater o tema “Eventos e Patrocínios” o IBRASURF convidou o mito Rico de Souza para o quinto dia de aula, no Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, que acontece na Escola de Educação Física da USP.
Pioneiro do surf no Brasil, o carioca Ricardo Fontes de Souza, já foi atleta profissional, bicampeão brasileiro e idealizador da primeira escola de surf nacional, em 1982. Shaper, empresário de sucesso e grande representante do fomento e desenvolvimento do esporte no país nas últimas décadas, Rico é um dos homens mais influentes no assunto.
Rico de Souza abriu, em sua palestra, detalhes de como as empresas Petrobras (parceria que durou 10 anos) e ECOVIAS (concessionária que administra a Rodovia Anchieta - Imigrantes) aplicam as verbas destinadas ao marketing e quais são os focos e as metas de cada uma delas. “Mais do que saber se antecipar aos fatos, é preciso se moldar às necessidades do patrocinador”, destacou Rico.
O palestrante também fez questão de enaltecer a importância de algumas qualidades que se deve ter ou mesmo buscar para a execução de um trabalho de excelência.
“Iniciativa é importante. Eu não seleciono pela amizade”, comentou Rico, ao ser questionado sobre como escolhe a sua equipe.
Disse acreditar na sintonia, mas o profissionalismo deve estar em primeiro lugar. O empresário também acredita que o planejamento, a organização e a informação são fatores fundamentais para enfrentar os altos e baixos de quem trabalha com eventos e depende dos patrocinadores.
“A alternativa é buscar novos parceiros em todos os mercados. Olhar e perceber as oportunidades”, disse Rico, ao incentivar os participantes a se capacitarem para o mercado.

Rico durante sua paletra no curso da Ibrasurf
 
Ao responder sobre a sua carreira, lembrou que mesmo vindo de classe média, começou a surfar em meio à ditadura política no Brasil e que não teve apoio da família. No início, no bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, vendeu jornal e algumas sucatas para comprar a sua primeira prancha de madeira.
“Correr atrás dos sonhos, ter perseverança.” Rico insistiu que a grande sabedoria está na humildade, na maneira como perseguimos os nossos objetivos, em como nos posicionamos diante da sociedade: respeito, educação, pontualidade.
“As pessoas têm que acreditar no líder”, colocou Rico, ao mostrar que a postura não precisa ser de agressividade e sim de uma pessoa verdadeira e com credibilidade para que sua equipe entenda o que é importante.

O auditório da USP estava lotado para receber a lenda viva do Surf. Sem dúvida alguma a humildade e a simpatia cativaram a todos que aplaudiram muito e vibraram pela oportunidade em ouvir os ensinamentos de um mestre no Surf.
Com quase 60 anos, Rico de Souza vai ganhar um filme sobre sua vida e os participantes do curso tiveram a oportunidade de ver as primeiras imagens com exclusividade. Um momento único!
Na exposição de arte dessa semana, Erick Wilson traz o realismo das obras e transporta o espectador para uma viagem pela cultura surf, enfatizando também a preservação ambiental, retratados em elementos relacionados à vida marinha.
O artista do oceano é especialista em grandes formatos e diferentes superfícies, resultando em verdadeiras obras de arte. A curadoria da Exposição Surf Art é de Fernando Bari do portal CabecaFeita.com e a cada aula obras ficarão expostas com a finalidade de ampliar a visão da cultura do Surf para os participantes.

Paulo, Floriano, Rico de Souza e Calo durante o  curso Ibrasurf
 
Conheça o próximo palestrante (abaixo) da terça-feira, dia 05 de junho:

ROGERIO BUZATTO RODRIGUES – “LEGISLAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL”

Surfista, wakeboarder, skatista e ex-atleta de snowboard, Rogerio Lalau é bacharel em ciências contábeis e atua hoje como diretor da Contábil Sumaré – empresa de contabilidade com 55 anos no mercado. Além disso, atua como professor de pós-graduação da disciplina Esportes com Prancha (UNIMONTE – Santos-SP), como consultor de diversas revistas, jornais e emissoras de TV para esportes com prancha e é mentor e manager da CS Team-Equipe de Esportes.
As vagas são limitadas, mas é possível se inscrever para as próximas aulas ou mesmo para cada palestra individualmente. O curso acontece de 24 de abril a 19 de junho, sempre às terças feiras, das 19h às 21h30, na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
Acesse o site: www.ibrasurf.com.br para maiores informações. Confira também o perfil de quem estará na 5ª edição do curso de Administração, Marketing e Gestão de Negócios em Surf na página do IBRASURF.

Sobre o IBRASURF:

O Instituto Brasileiro de Surf – Ibrasurf – tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do surf brasileiro e mundial, através da realização de projetos esportivos, culturais, sociais e ambientais, que promovam um estilo de vida saudável e em harmonia com a natureza. Alia a prática do surf ao conhecimento acadêmico sempre acompanhando de perto a evolução do esporte e do estilo de vida surf, trabalha para o crescimento e profissionalização através de ideias inovadoras que beneficiem a comunidade surfística de todo o planeta.

SERVIÇO:
Curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios
Local: Escola de Educação Física da USP
Data: de 24 de abril a 19 de junho (sempre às terças-feiras)
Horário: 19 às 21h30
Informações: (11) 5052-5011 ou pelo email ibrasurf@ibrasurf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário