quarta-feira, 11 de julho de 2012

Festivalma` 12


Festivalma` 12
Festivalma celebra a ‘vida na praia’ com alto astral e positivismo em SP e no Rio.

O Point K-8 na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro por Paula Sgarbi
Mais de 15 mil pessoas curtiram o Festivalma’12, que aconteceu nos últimos dias 4 e 5 em São Paulo, e dia 7 no Rio de Janeiro, num sabadão ensolarado em plena praia da Barra da Tijuca.
O evento passou primeiro pela Bienal do Ibirapuera em São Paulo, em tom intimista e de muita esperança, dos que estiveram por lá e puderam sentir novamente a positiva vibração do surf e da praia na trinca mais do que especial criada pelo Festivalma’12: de Arte, Cinema e Música.
A simplicidade na proposta de criação da edição 2012 acabou por sofisticar a IX Mostra Internacional NIXON da Arte e Cultura Surf, com muitas luzes, cores e obras de artistas que diversificaram a exposição.
Criadas a partir de um encontro do mais alto nível entre os convidados brasileiros e internacionais, que se misturaram entre os artistas Pablo Urgatetxea, Guilherme Tonelli, Ale Jordão, André Crespo, David Dalmau, Cassio Leitão, Fernando Mesquita, Rox Rezende, que interagiram com os admiradores e amigos.
A presença em energia do lendário Gerry Lopez, vestiu a Mostra Nixon de espírito zen surfismo e elevou ainda mais a exposição.
Os filmes ficaram para o deleite dos cinéfilos e muitos deles literalmente choraram ao ver as cenas do premiado The Cove, de Louie Psihoyos.
Além das outras exibições na temática de preservação e meio ambiente, que por vezes emudeceu a sala PHILIPS de cinema, tridimensional nas projeções e mensagens.
Nos shows de música, os paulistanos do Seu Bené mandaram o recado com ‘seu’ brazilian groove, como apontaram os gringos.
Oystein e sua imensa Noruega europeia recebeu até convidados brasileiros no palco ao mandar o som, somadas a banda Current Swell e o rapper Projota; esses últimos, vou deixar para falar das apresentações na Cidade Maravilhosa.
Rio de Janeiro: Festivalma’12 na “Barra Maravilhosa”
No Rio, o K08 Kite Surf Club, conhecido também como Quiosque do Frajola no posto 2 da Barra da Tijuca, o dia/noite foram épicos.
Logo nas primeiras horas do sábado, a linda e nova coleção de pranchas do Festivalma’12 reluziam junto das nuances verdes da restinga local e da areia branquinha da Barra, totalmente preservada pela organização.
Os surfistas que chegaram cedo na praia para o surf matinal, paravam incrédulos para ver e tocar os foguetes especialmente feitos para o evento, pranchas essas que serão agora revertidas para o leilão beneficente do lendário surfista Taiu Bueno.
No meio da praia uma exposição fotográfica de tirar o fôlego espelhava a todos ao sonho de viver na praia. Nomes e imagens de alto nível agraciavam o carioca com arte e emoção.
E mais uma explosão de cores aconteceu com a chegada dos ventos e das subidas das pipas de kitesurf, com os surfers promovendo um verdadeiro show de performance e principalmente comportamento aliado ao esporte, saudável como uma tigela de açaí acompanhada de mel, banana e granola.
A praia estava ensolarada e com ótimos personagens nos decks do K08, quando subiu ao palco o big rider Rodrigo Resende e sua banda ‘Sex Addict’, como ele mesmo gosta de dizer sorrindo... Sons com letras próprias em português e outros em alguns outros hits como dos Rolling Stones, preparou a série musical que estava por vir.
Entrou no palco o Seu Bené, e a sessão rolava no fim de tarde com surfistas de stand up paddle e shortboards se divertindo nas ondas que quebravam bem na frente do evento montado na praia da Barra da Tijuca.
Empolgante e empolgados, como disse o vocalista Gustavo Morozini, agora “o som é para quem está no mar, surfando...”
Foi animal, surfar com uma boa música como lounge de fundo, ou vice-versa, e o Festivalma’12 seguiu bonito.
Uma multidão foi chegando e tomando a praia da Barra no Rio de Janeiro. Um nova linguagem, uma nova mensagem, um novo rap nacional.
Projota disse em alto e bom tom: “Um sonho muda uma vida. Então sonhe, aqui agora, na Barra da Tijuca, e mude a sua vida”.
Não teve um única voz que ficou calada quando esse rapper paulistano começou a desferir rimas e letras da mais pura vibração.
O público, hipnotizado e enlouquecido, ficou absolutamente emocionado com a energia do ídolo que transformou a praia da barra em uma só voz. E causou também histeria com a partida daquele histórico lugar, na praia, de graça, no meio da multidão entre surfistas.
A praia da Barra voltou a ficar serena e algum tempo passou até que os canadenses do Current Swell começaram os primeiros acordes.
O público, de cara renovada mais uma vez para o perfil da banda, ficou novamente ainda mais surf e praia, menos eufórico porém mais profundo em sensações.
Com as estrelas da noite oferecendo brilho, as ondas que quebravam no line up já escuro e a música emocionando os corações de quem presenciava a tudo aquilo que propôs a almasurf, o Festivalma’12 foi um grande sucesso.

“Voltaremos em breve, obrigado por tudo almasurf!” E abraços e sorrisos abrilhantaram a Barra da Tijuca com um grande evento, o Festivalma’12, sob o tema “Surf é Religião”; com arte, cinema, música, design e, principalmente, coração.

Colaboradores do Blog estiveram presentes nesse evento e falaram  que :simplesmente  Bombou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário