domingo, 28 de outubro de 2012

Alerta de tsunami no Havaí é suspenso



Alerta de tsunami no Havaí é suspenso
 28.10.2012 - 10h06 | Atualizado em 28.10.2012 - 10h22
Alerta de tsunami é suspenso no Havai.



O alerta de tsunami emitido para o estado do Havaí (EUA) após um terremoto na costa ocidental do Canadá foi suspenso após as ondas registradas terem sido menores do que o previsto. "Com base em toda a informação disponível, a ameaça de tsunami diminuiu e não se espera que aumente", disse o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico,  no Havaí.
A maior onda nos primeiros 45 minutos do tsunami media apenas 1,5 metros, em Maui, disse o geólogo Gerard Fryer, que monitora o tsunami desde o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.
O governador do Havaí, Neil Abercrombie, disse hoje que o estado escapou de ondas mais severas, mas informou que as praias e os portos continuam fechados em todo o estado. Entretanto, o Serviço Nacional de Meteorologia cancelou os avisos que mantinha sobre o Canadá e o estado norte-americano de Oregon, deixando o norte da Califórnia como a única zona ainda sob aviso.
Estado de Alerta
Inicialmente, as autoridades disseram que o Havaí não estava em risco de tsunami após o terremoto de magnitude 7,7 que abalou a costa ocidental da América do Norte no sábado à noite, tendo emitido alertas de tsunami apenas para o sul do Alasca e para o oeste canadense.
Mais tarde, emitiram um alerta de tsunami também para o Havaí e um aviso mais brando para 724 quilómetros de costa norte-americana - entre São Francisco e o estado do Oregon.
O alerta de tsunami no Havaí levou os moradores a comprar bens essenciais nas lojas e estações de combustível e os turistas nos hotéis à beira-mar a procurar os pisos mais altos nos seus edifícios.
O governador Neil Abercrombie declarou o estado de emergência e mobilizou medidas de segurança enquanto o presidente da câmara de Honolulu, Peter Carlisle, pediu às pessoas que se afastassem das ondas por vários dias e que tivessem cuidado. "Não há razão para entrar em pânico, mas há todos os motivos para se ter todas as precauções necessárias", disse.
A guarda costeira fechou todos os portos no estado e apelou aos navios que se fossem embora e não voltassem até terem indicação para isso. "Não temos qualquer registo de impactos do tsunami até agora, mas alertámos os marinheiros de que as ondas podem continuar por várias horas", disse o responsável pela guarda costeira, Gene Maestas.

Em Kauai, três escolas transformadas em centros de evacuação ficaram rapidamente lotadas. No Alasca, as ondas atingiram 10 centímetros, muito menos do que o previsto, segundo Jeremy Zidek, porta-voz do departamento estadual de segurança e emergência.
Terremoto
O terremoto, de magnitude 7,7, foi sentido na costa ocidental do Canadá, mas não há registro de danos graves e, embora partes da Colúmbia Britânica tenham sido evacuadas, a província parece ter escapado praticamente ilesa ao maior terremoto no país desde 1970.
O Centro de Investigação Geológica norte-americano informou que o tremor abalou as ilhas da Rainha Carlota e teve origem a uma profundidade de cinco quilómetros e 155 quilômetros a sul de Masset, Colúmbia Britânica. Foi sentido numa vasta área da província, tanto no continente como nas ilhas do Pacífico.

Vamos Torcer que não passe de um alerta! mas vamos procurar entrar em contato com amigos e familiares que estão por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário