domingo, 2 de setembro de 2012

Meio Ambiente


Meio Ambiente 
3º Mutirão Amigos do Parque Estadual da Pedra Branca


No último 25 de agosto, aconteceu o 3º mutirão de limpeza organizado pelos Amigos do Parque Estadual da Pedra Branca. A meta era realizar o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica ao longo da trilha, além da limpeza da Trilha e da Praia do Perigoso.
Cerca de 20 voluntários participaram, se revezando no carregamento e plantio das mudas e no recolhimento do lixo. As mudas foram trazidas diretamente do Horto de Guaratiba no carro do Parque pela Vanessa Teixeira - INEA e pelos Guarda-Parques do PEPB.
Como já era esperado, foram encontrados tristes sinais de depredação ao longo do caminho como por exemplo, pedras pichadas, lixo e acampamento ilegal.

Confira o relato de Carla Scott, idealizadora do projeto Amigos do Parque Pedra Branca, sobre o mutirão!
Procuramos conversar e conscientizar as pessoas que ali estavam, principalmente em recolher o seu próprio lixo. Algumas acabaram ajudando e colaborando com a nossa atividade. 

     
Como a trilha é muito utilizada pelos frequentadores das Praias, ela é bem aberta e tinha pouco lixo. A maior parte do lixo estava realmente na praia. Levamos praticamente toda a parte da manhã na trilha, realizando o plantio das mudas.


     
Ao longo da trilha encontramos o retrato do abandono. Na foto abaixo, podemos observar uma placa do Terra Limpa pichada, que provavelmente foi colocada em um dos mutirões do SOS Trilhas-TQS.
Juntamos ao todo 20 sacos de lixo, que serão recolhidos posteriormente pelo barco da Comlurb. A Vanessa Teixeira do PEPB ficou responsável por ligar e agendar a data para o recolhimento.


  
Todos mais uma vez estão de parabéns por mais esta participação. Já estamos no 3º Mutirão e aos poucos vamos fazendo a diferença e praticando o bem para a natureza e consequentemente para nós.

 
Os Amigos do Parque agradece:

* A Administração do PEPB pela participação ativa e organização, principalmente da Vanessa Teixeira do INEA que se prontificou a buscar as mudas e levá-las até Barra de Guaratiba.
* Ao grupo RJ Adventura pela intensa divulgação e participação.
* Aos grupos SOS Trilhas-TQS, Destemidos, comunidade PEPB do facebook, pela divulgação.
* Aos Guarda-Parques que participaram e colaboraram ativamente com a atividade.
* Aos moradores de Barra de Guaratiba, que já trabalham nos mutirões de reflorestamento da região e que também colaboraram conosco.
* Blog Homem ao mar Surf por toda vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário